O QUE É PLANO DE CARREIRA?

Plano de carreira é a estrutura do caminho profissional dos funcionários em uma empresa. Esse planejamento inclui as habilidades e competências necessárias para os níveis hierárquicos de cada posição, ajudando o colaborador a crescer na organização.

De um lado, deve ser formulado para atrair e reter talentos. De outro, o plano deve proporcionar ao funcionário a possibilidade de se desenvolver cada vez mais. Tendo um plano de carreira, o profissional pode saber por quais etapas passará na hierarquia da empresa e quanto tempo ficará em cada uma delas.

A qualidade de um plano de carreira está em estabelecer critérios com assertividade e aplicá-los com coerência no dia-a-dia, através de processos de avaliação de desempenho pessoal e organizacional – dimensão do passado – e processos de certificação de conhecimentos, habilidades e atitudes – dimensão do futuro. No processo de certificação destacam-se as provas de conhecimento e os testes de habilidades. Os desafios para as organizações públicas é implementar estes processos com o mínimo de dispêndio de recursos, utilizando-se da tecnologia da informação (Rufino e Cagol, 2012).

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?

O mercado está formando talentos cada vez mais completos e preparados. Desafios que antigamente demandavam diversas pessoas e perfis diferentes para serem resolvidos, hoje são atribuídos a um único colaborador.

Isso significa que as empresas estão esperando de seus funcionários mais eficiência e melhores resultados, o que precisa ser acompanhado de um mecanismo de retorno e crescimento. Não adianta oferecer uma remuneração competitiva e não investir na qualificação dos colaboradores, pois isso pode resultar em alta rotatividade e desmotivação.

Visando que já faz algum tempo que o salário deixou de ser o principal atrativo em uma vaga de emprego. Os candidatos estão em busca também de benefícios qualitativos e de longo prazo, e o plano de carreira está entre os aspectos mais valorizados pelos profissionais.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E VANTAGENS?

• Estabeleça processos e ferramentas que apoiem a jornada das pessoas dentro da sua empresa;

• Ajuda a encontrar os funcionários mais qualificados para o cargo;

• Permite maior transparência nos processos seletivos;

• Valorização do colaborador por parte da empresa;

• Melhora a produtividade dos trabalhadores;

• Diminui o turnover no negócio.

 

 

REFERÊNCIAS

RUFINO, J. D., & Cagol, F.  PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIOS NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL–SUAS DO PARANÁ. Cad. Gestão Pública, 1(1), 43-65, 2012.

NÚMERO CNES: 0752223