O QUE É RECRUTAMENTO E SELEÇÃO?
Início | O QUE É RECRUTAMENTO E SELEÇÃO?

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização. É basicamente um sistema de informação por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH as oportunidades de emprego que pretende preencher (Chiavenato, 2015).
A função do recrutamento é a de suprir a seleção de pessoal com a matéria-prima básica (candidatos) para seu funcionamento adequado. Ambos – recrutamento e seleção – fazem parte de um processo maior que é o de suprir e prover a organização de talentos e competências necessários à sua continuidade e sucesso em um contexto altamente dinâmico e competitivo (Chiavenato, 2015).
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?
O objetivo imediato é atrair candidatos, entre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. Dentro desse conceito, recrutamento é uma atividade de comunicação com o ambiente externo, isto é, com o mercado. De um lado, serve como meio de avaliação do que a organização precisa e, de outro lado, do que o mercado de RH pode oferecer (Chiavenato, 2015).
O objetivo do recrutamento externo (com pessoas vindas de fora) é obter vantagens com a criação de novas ideias e melhoramentos; aumento do nível de conhecimento e habilidades não disponíveis na organização atual.
O recrutamento interno através do remanejamento de seus próprios funcionários é vantajoso por ser uma fonte mais próxima e rápida, apresenta maior índice de validade e de segurança, é uma fonte poderosa de motivação para os demais empregados
BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
- Profissionais adequados para cada cargo disponibilizado pela empresa;
- Recrutamento alinhado aos objetivos estratégicos da organização;
- Pessoas que agem de acordo com as normas e valores da empresa;
- Profissionais mais satisfeitos com suas funções, que trarão mais produtividade e harmonia ao ambiente de trabalho.
- Redução do turnover (Rotatividade de funcionários);
- Redução do absenteísmo;
- Redução de custos de desenvolvimento de pessoal;
- Melhor dinâmica na empresa.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. Manole, 2015.
