POR QUE TER UM PLANTÃO PSICOLÓGICO NA EMPRESA?

Foto de pessoas

No mundo corporativo o ritmo frenético do dia a dia e a pressão por bons resultados pode fazer com que os funcionários comecem a desenvolver  patologias como burnout, ansiedade e depressão, dentre outras doenças.

 A saúde mental dos colaboradores cada vez mais necessitam de cuidados especializados para continuarem compondo o time de maneira funcional na empresa , por isso uma prática que vem sendo utilizada é o plantão psicológico nas empresas.

Quando os colaboradores estão desmotivados e estressados, a produtividade geralmente despenca e  deixa de  gerar o retorno esperado pela empresa. Assim sendo, o bem-estar psicológico é um benefício valioso , tanto para o colaborador quanto para a companhia. O atendimento psicológico dendro da empresa passa a ser imprescindível para alcançar o equilíbrio corporativo e qualidade de vida do capital humano da empresa.

O QUE É PLANTÃO PSICOLÓGICO IN COMPANY?

O plantão psicológico um espaço onde qualquer colaborador que vá até um de nossos profissionais seja atendido. Esse tipo de atendimento tem como objetivo oferecer a quem necessita a possibilidade de ser acolhido e de ser ouvido. Depois desta escuta,as problemáticas poderão ser trabalhadas. Qualquer questão que venha desestabilizar o colaborador é importante. O plantão  tem como proposta atendimento focal e de resolução de conflitos e não como processo psicoterapêutico, se isto for necessário, será realizado encaminhamento para um profissional de nossa clínica.

Segundo Mahfoud (2004), o Plantão Psicológico pretende enfrentar o desafio de atender um número maior de pessoas, ampliando, dessa forma, os recursos disponíveis em Saúde Mental, já que estes são insuficientes, especialmente no contexto da saúde pública.

Essa modalidade de atendimento pode ser realizada em diversas instituições como, hospitais, clínicas,  escolas e empresas e é destinado a pessoas que buscam um atendimento de apoio emergencial, em situações de crise como: tomadas de decisão, luto ou qualquer outra situação que tire o equilíbrio emocional.

O Plantão é uma forma inovadora de atendimento breve e propõe-se a lidar com muitos desafios: 

       a) trabalho com o não planejado, com o que é o novo e o que difere;

       b) atendimento com intervenção imediata a partir da análise de cada situação de crise; 

       c) encaminhamento para um serviço adequado quando preciso.

Nossos psicólogos oferecem um espaço em que o colaborador possa expressar seus sentimentos, se sinta acolhido para que seja capaz de repensar e rever suas questões que estejam influenciando negativamente sua vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Para Erthal (1989), quando o terapeuta está com o cliente para acolher e enfrentar com este suas angústia, e confia na capacidade do cliente compreender-se a si mesmo, atua como um facilitador desse processo sendo autêntico na relação. Essa relação autêntica possibilita ao cliente seu autoconhecimento, e maior clareza das suas questões, e atua como estímulo ao crescimento e a um encontro consigo mesmo.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?

O processo de plantão psicológico visa identificar prováveis causas de baixa produtividade, patologias, conflitos de relacionamento e outros dilemas que podem  ser causados pelo ambiente de trabalho, que até então pode não estar sendo funcional como deveria.

Quando se tem um investimento desse tipo de trabalho clínico dentro da companhia, a imagem da empresa diante dos funcionários e da sociedade melhora significativamente, mostrando que a empresa se importa com o  bem-estar e da saúde mental do seu colaborador, o que consequentemente aumenta a satisfação dos funcionários e o clima organizacional.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E VANTAGENS?

  • Evita custos e tempo com deslocamentos;
  • melhora a imagem da empresa diante dos colaboradores e da sociedade;
  • diminui a rotatividade;
  • diminui os afastamentos do trabalho (licenças ou atestados) e o absenteísmo;
  • aumenta a produtividade, sendo que os empregados se sentem mais satisfeitos com a empresa;
  • reduz conflitos pessoais e interpessoais;
  • melhora os relacionamentos e o clima organizacional; 
  • melhora a qualidade de vida pessoal e profissional;
  • combate doenças ocasionadas no ambiente de trabalho.

REFERÊNCIAS

ERTHAL, Tereza Cristina Saldanha. Terapia vivencial: uma abordagem existencial em psicoterapia. Rio de Janeiro: Vozes, 1989.

MAHFOUD, M. Introdução. Frutos maduros do Plantão Psicológico. In: MAHFOUD, M. (Org.). Plantão psicológico: novos horizontes. São Paulo: Editora CI, 2004. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.