Treinamento e Desenvolvimento de pessoas (T&D) são processos de capacitação e atualização de colaboradores. O treinamento se refere à iniciativas pontuais, de curto prazo, e o desenvolvimento para práticas de longo prazo, objetivando auxiliar o colaborador em seu crescimento profissional e adequação de suas funções.
No processo de treinamento é envolve a modificação no comportamento dos colaboradores, objetivando o desenvolvimento de habilidades ligadas às atribuições do cargo, o que aumentará a produtividade e ajudará no aperfeiçoamento de tarefas das relações interpessoais. Segundo Boog (2001) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional e para Chiavenato (2010) treinamento é o processo sistemático que envolve uma mudança dessas habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento dos empregados, estimulando-os a serem mais produtivos na direção do alcance dos objetivos organizacionais.
Já o processo de desenvolvimento auxilia no crescimento da pessoa, seu principal objetivo é tornar o profissional cada vez mais valioso para a empresa, explorando o seu potencial de aprendizagem, o que contribui para utilização de suas capacidades, conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações. É um processo de aprimoramento profissional contínuo. E, de certa maneira, também influencia no clima organizacional, sendo que potencializa o desempenho e melhora os resultados.
Como um conjunto de ações planejadas, o treinamento e desenvolvimento contribui para a empresa alcançar resultados alinhados aos objetivos organizacionais por ela traçados. Assim como os conhecimentos, habilidades e atitudes que os profissionais, em diferentes setores, necessitam ter para agregar valor a organização.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS T&D
Treinamento
- Curto prazo
- Resultado imediato (presente)
- Trabalha as competências individuais
- Ênfase nas necessidades pontuais dos colaboradores, individualmente
- Objetivo de melhorar as habilidades e competências
Desenvolvimento
- Longo prazo
- Resultado alongo prazo
- Trabalha as competências chave (core competencies) do negócio
- Ênfase nas necessidades e estratégias contínuas do negócio
- Objetivo de aumentar a competitividade mercadológica e produtividade do negócio
BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
- Aumento da produtividade: com maior capacidade para desenvolver suas atividades, o profissional maximiza a qualidade do seu trabalho e reduz os erros e possíveis retrabalhos, aumentando a produtividade.
- Satisfação com o trabalho: a oportunidade de crescimento contínuo e desenvolvimento de habilidades de aprimoramento profissional e na carreira é um dos fatores essenciais para a felicidade e satisfação de um colaborador com seu trabalho. Normalmente, o quesito treinamento e desenvolvimento aparece como um dos itens mais importantes em pesquisas de clima organizacional.
- Diminuição da Rotatividade: colaborador que recebe capacitação sente-se mais motivado, o que diminui as chances de pedido de desligamento, diminuindo os índices de rotatividade.
- Colaborador mais comprometido: sentindo-se mais seguro em relação ao seu trabalho, o colaborador passa a ter mais comprometimento com suas atividades e responsabilidades, entregando resultados com maior qualidade.
- Redução de custos: a redução de custos é um dos benefícios mais latentes do treinamento e desenvolvimento, visto que seu reflexo pode ser visto em diversos aspectos,como no aumento da produtividade, na diminuição da rotatividade, no aumento do engajamento, como já citamos acima. Tudo isso impacta na redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos pela empresa.
- Melhoria no clima organizacional: quando o colaborador recebe treinamento e entende suas responsabilidades no processo de uma organização, sente-se parte integrante de uma equipe, o que torna o clima do ambiente de trabalho mais agradável e harmônico.
- Produtos e Serviços mais qualificados: um dos principais objetivos do treinamento e desenvolvimento é colher este resultado:a qualificação das entregas da organização. Por isso, este é mais um dos benefícios que um projeto sólido e bem estruturado pode trazer à empresa.
- Aumento da competividade: como consequência, a empresa que contará com profissionais mais qualificados, engajados, ativos e responsáveis, pode se tornar ainda mais competitiva no mercado, já que fará entregas diferenciadas aos seus clientes.
REFERENCIAS
BOOG, G.G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações. Manual Oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books, 2001.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2010.

